OPINIÃO
Quando é a hora certa de apontar responsáveis por tragédias?
Esta é a versão online da newsletter Olhar Apurado. Quer receber antes o boletim e diretamente no seu email? Clique aqui. Assinantes UOL têm acesso a newsletters, colunas, reportagens exclusivas e mais. Confira.
********
Governantes têm responsabilidades. Não apenas a de conduzir as regiões sob sua administração em momentos normais, nem só a de reagir adequadamente em momentos trágicos. Devem também tomar medidas de prevenção para cenários possíveis, por mais trágicos que sejam. É uma tarefa difícil, que exige que essas medidas sejam equalizadas com as pressões mais imediatas, sempre urgentes. Mas é para isso que damos a eles o mandato que pedem nas eleições. E é inegável que o Brasil, seus estados e municípios tratam com descaso a precaução contra eventos que já estão mais que previstos, talvez esperando que as bombas só estourem no colo de seus sucessores.
É sobre essas responsabilidades que se debruçam colunistas do UOL. Josias de Souza, aqui, José Roberto de Toledo, aqui, e Milly Lacombe, aqui, cada um por um ângulo, analisam essa questão.
É salutar ver com desconfiança os apelos de que não é hora de buscar culpados pela calamidade no Rio Grande do Sul. Leonardo Sakamoto resume o problema: "Nos últimos dias, ouvi políticos dizerem repetidamente que não é a hora de apontar responsáveis ou discutir as causas pelas inundações que tiraram mais de 90 vidas, sumiram com outra centena, desabrigaram milhares e atingiram milhões. O problema é que, como na peça de Samuel Beckett, estamos eternamente esperando o momento certo, mas ele nunca é autorizado".
- Josias de Souza: Negacionismo orçamentário é mais grave do que ignorância
- José Roberto de Toledo: Governantes gaúchos e no geral subestimam riscos climáticos
- Milly Lacombe: É hora de apontarmos culpados?
- Leonardo Sakamoto: Foco é buscar vítimas no RS, mas não dá para esconder omissão do Estado
Outros olhares
Noah Scheffel: RS tem milhares de refugiados climáticos, e não desabrigados e desalojados. Leia mais
PVC: CBF não vai parar o Brasileirão porque os times grandes não querem. Leia mais
Alicia Klein: Tragédia no RS: CBF já teria agido se fosse em SP ou no Rio? Leia mais
Thiago Stivaletti: Com Bonner e Poeta no Sul, Globo corre pra compensar 'umbigo carioca'. Leia mais
Julio Gomes: Mbappé vai mesmo precisar sair de Paris para chegar ao topo. Leia mais
Juca Kfouri: O PSG nunca será campeão da Champions? Leia mais
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL