Topo

Alemanha pede explicações de embaixador britânico após acusação de espionagem

05/11/2013 15h30

BERLIM, 5 Nov (Reuters) - O ministério das Relações Exteriores da Alemanha disse nesta terça-feira que convidou o embaixador britânico para discutir uma reportagem que informou que a Grã-Bretanha estava operando uma estação de espionagem secreta em Berlim, utilizando equipamento de alta tecnologia instalado no telhado da embaixada.

Documentos vazados pelo ex-prestador de serviços da Agência de Segurança Nacional (NSA) dos Estados Unidos Edward Snowden mostram que a agência de vigilância britânica opera uma rede de "postos de espionagem eletrônica" nas proximidades do Parlamento alemão e do gabinete da chanceler alemã, Angela Merkel, informou o jornal britânico Independent.

"Por iniciativa do ministro das Relações Exteriores (Guido) Westerwelle, o embaixador britânico foi convidado para uma conversa no Ministério das Relações Exteriores", disse a chancelaria alemã em um comunicado.

"O diretor do departamento europeu pediu uma explicação sobre as reportagens na mídia britânica e indicou que escutas de comunicações de uma missão diplomática seriam uma violação do direito internacional."

O pedido do Ministério das Relações Exteriores por uma explicação é um movimento diplomático menos grave do que convocar o embaixador.

Em Londres, uma porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Grã-Bretanha disse que o embaixador não tinha sido formalmente convocado para a reunião.

As alegações de vigilância britânica acontecem apenas algumas semanas depois de relatos de que a agência de espionagem dos Estados Unidos grampeou o telefone de Merkel, levando a uma resposta furiosa da Alemanha e a uma intensa atividade diplomática e política.