Topo

Duas turistas dos EUA vandalizam Coliseu de Roma e tiram selfie, diz agência

Daniel Wallis

Em Denver

09/03/2015 16h46

Duas turistas da Califórnia foram intimadas pela polícia de Roma, na Itália, por inscreverem suas iniciais numa parede do antigo Coliseu da cidade e depois tirar uma foto de si mesmas para registrar o ato de vandalismo, informou a mídia estatal italiana nesta segunda-feira.

A agência de notícias Ansa relatou que na sexta-feira (6) as duas mulheres, de 21 e 25 anos, usaram uma moeda para danificar uma parede de tijolos do segundo andar do lado oeste do anfiteatro, que data do primeiro século d.C.

Um guia turístico flagrou o ato e chamou a polícia, que interrogou a dupla antes de intimar ambas por "dano grave a um edifício de interesse histórico ou artístico", segundo a Ansa.

A agência citou a polícia, segundo a qual a dupla pediu desculpas aos policiais pelo que fez "e disse não ter percebido que era uma coisa tão séria".

Relatos da imprensa italiana revelaram que duas letras J e N de cerca de 20 centímetros foram raspadas na parede em parte de um complexo que foi restaurado nos anos 1800.

As duas mulheres não foram identificadas nas reportagens, e não ficou claro de imediato se teriam que pagar alguma multa.

O Coliseu é parte do centro histórico de Roma, que foi tombado como patrimônio histórico da humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco, na sigla em inglês).