Topo

Furacão Joaquin atinge Bahamas; navio de carga desaparece com 30 pessoas

02/10/2015 15h55

Por Neil Hartnell

NASSAU (Reuters) - O destino de mais de 30 tripulantes a bordo de um navio de carga norte-americano que se deparou com o furacão Joaquin na costa das Bahamas ainda é desconhecido nesta sexta-feira, segundo dia em que a poderosa tempestade assolou o arquipélago.

As notícias sobre uma embarcação desaparecida vieram à tona no momento em que os meteorologistas mudaram a rota provável da tempestade para longe da costa leste dos Estados Unidos, mas ainda há alertas sobre possíveis inundações nas Carolinas do Norte e do Sul decorrentes de chuvas pesadas, mas sem relação com o furacão.

O Joaquin, furacão de categoria 4 – de uma escala de 1 a 5 – potencialmente catastrófico, rumou para as águas mais frias do norte nesta sexta-feira e deve começar a perder força gradualmente em cerca de 24 horas, informou o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC, na sigla em inglês).

Terceiro furacão da temporada de 2015 no Oceano Atlântico, o Joaquin estava cerca de 65 quilômetros ao sul da ilha de San Salvador, nas Bahamas, perto das 13h (horário de Brasília) nesta sexta-feira, com ventos máximos de 215 quilômetros por hora, segundo o NHC. A tempestade estava seguindo para o nordeste a 5 quilômetros por hora.

A Guarda Costeira dos EUA disse que equipes de busca e resgate estavam procurando o navio El Faro, de 224 metros, e sua tripulação de 32 membros, que foi atingida pelo tempo ruim causado pelo Joaquin na costa de Crooked Island, nas Bahamas, na manhã de quinta-feira.

O navio ia de Jacksonville, na Flórida, para San Juan, em Porto Rico, quando relatou que perdeu a energia e estava sendo alagado, afirmou a Guarda Costeira.

A corporação disse não ter havido novos contatos depois que a embarcação emitiu um pedido de emergência perto das 8h30 (horário de Brasília) de quinta-feira.

O El Faro estava no centro do Joaquin, cerca de 56 quilômetros ao norte de Crooked Island, quando fez o pedido de socorro, de acordo com Ryan Doss, chefe da Guarda Costeira de Miami.

“Ele estão no olho de uma tempestade de Categoria 4 e tivemos relatos de ondas de 32 metros, então vai levar algum tempo para chegar à área”, afirmou Doss.

(Reportagem adicional de Colleen Jenkins na Carolina do Norte e David Adams em Miami)