Topo

"Mais esperta que um robô", assistente virtual Erica, do Bank of America, treinará clientes

24/10/2016 19h08

(Reuters) - O Bank of America planeja fornecer aos clientes uma "assistente virtual" chamada Erica, que usa inteligência artificial para fazer sugestões para melhorar seus negócios financeiros.

A chefe de bancos digitais do Bank of America, Michelle Moore, disse nesta segunda-feira que Erica será mais esperta que um robô porque ela trará tópicos por si só, usando análises de previsão, em vez de apenas responder às perguntas dos clientes.

Por exemplo, Erica poderá recomendar medidas para elevar uma classificação de crédito baixa que ela tenha percebido. Ou, ela pode propor que um cliente faça pagamentos mensais mais altos em uma conta de cartão de crédito excepcionalmente alta para reduzir gastos com juros.

Em resposta a um pedido de conferência de saldo, Erica pode dizer que o cliente corre risco de atingir o cheque especial, baseada em gastos recentes, e sugerir uma transferência imediata de recursos de uma poupança.

O banco escolheu o nome Erica a partir das cinco últimas letras de seu próprio nome, disse Michelle, que apresentou a ferramenta nesta segunda-feira na conferência do setor financeiro Money 20/20, em Las Vegas.

Erica será apresentada a clientes no ano que vem e poderá conversar por texto e voz, disse Michelle.

(Por David Henry)