Democratas dos EUA pedem a juiz que puna republicanos por suposta intimidação de minorias

Por Dan Levine

(Reuters) - O Partido Democrata dos Estados Unidos pediu a um juiz na quarta-feira que puna o Partido Republicano por desacato às autoridades devido a alegações de que seu candidato presidencial, Donald Trump, incentivou apoiadores a intimidarem eleitores de minorias.

No processo, os democratas acusam os republicanos de violarem um decreto de consentimento de longa data que restringe a capacidade destes últimos para abordar eleitores nos locais de votação e impedi-los de ir votar.

Durante a campanha presidencial, Trump pediu a seus seguidores para "ficarem de olho" em fraudes na eleição de 8 de novembro em certas áreas onde eleitores de minorias moram, disse o processo. Alguns dos seguidores do candidato prometeram fazê-lo, segundo o processo.

O Partido Republicano apoiou as "iniciativas de segurança para a votação" de Trump, afirmaram os democratas na ação judicial.

Já o comitê republicano disse que esta carece de mérito.

"O RNC cumpre estritamente o decreto de consentimento e não participa direta ou indiretamente de quaisquer esforços para evitar ou remediar fraudes eleitorais. Tampouco nos coordenamos com a campanha de Trump ou qualquer outra campanha ou organização partidária em quaisquer esforços que possam realizar nesta área", disse o porta-voz da entidade em um comunicado por e-mail. "O RNC continua concentrado em levar as pessoas a votar".

Não foi possível contatar representantes da campanha de Trump de imediato para obter comentários.

O DNC pediu a um juiz federal de Nova Jersey para emitir um mandado de segurança para impedir que o RNC gaste dinheiro em esforços de integridade do eleitor e para instruir as sucursais da entidade de que nenhum funcionário pode participar de qualquer procedimento de segurança de votação.    

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos