Topo

Carro-bomba explode próximo a banco central do Iêmen em Aden, dizem fontes

29/10/2016 10h02

ADEN (Reuters) - Um carro com explosivos explodiu próximo à sede do banco central do Iêmen na cidade de Aden neste sábado e cinco pessoas ficaram feridas, segundo fontes de segurança local.

Guardas de segurança atiraram no carro enquanto ele andava em alta velocidade em direção ao prédio do banco e então ele explodiu, disseram eles.

A explosão causou pequenos danos ao prédio no distrito central de Aden conhecido como Crater e dois carros próximos, um pertencente a guardas de segurança e outro particular de um cidadão, pegaram fogo e queimaram.

Não houve reivindicação de autoridade pelo ataque.

Acredita-se ser uma primeira tentativa de alvejar o banco central desde a decisão do presidente Abd-Rabbu Mansour Hadi em setembro de apontar um novo presidente para o BC e mudar sua sede da capital Sanaa, controlada por rebeldes Houthi, para a cidade portuária do Sul, Aden, onde seu governo é baseado.

Hadi é apoiado por uma coligação árabe liderada por sauditas que tem tentado reverter os ganhos feitos pelos Houthis, alinhados ao Irã, desde 2014 e restaurar o presidente ao poder.

(Por Mohammed Mukhashaf)