EUA criam diretrizes para fabricantes de dispositivos móveis para limitar distração de motoristas

DETROIT (Reuters) - O Departamento de Transportes dos Estados Unidos emitiu nesta quarta-feira diretrizes voluntárias para fabricantes de dispositivos móveis, pedindo que ajudem as pessoas a manter os olhos na estrada ao desenvolver um "modo motorista" que iria desabilitar algumas funções que podem causar distrações em carros em movimento.

As diretrizes também solicitam que as fabricantes facilitem o pareamento de dispositivos móveis com sistemas dos veículos, para descomplicar o uso do celular sem as mãos.

"Estas diretrizes de bom senso, fundamentadas com as melhores pesquisas disponíveis, ajudarão os designers de aparelhos móveis a construir produtos que diminuam as distrações ao volante", disse o secretário de Transportes dos Estados Unidos, Anthony Foxx, em comunicado à imprensa.

O administrador da Administração Nacional de Segurança em Tráfego de Rodovias (NHTSA, na sigla em inglês), disse em comunicado nesta quarta-feira que a distração de motoristas foi um dos fatores por trás do aumento das mortes no trânsito. As mortes em rodovias subiram 10,4 por cento na primeira metade de 2016, disse a NHTSA.

(Por Bernie Woodall)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos