Topo

Explosão deixa 2 mortos em escritório governamental na Turquia

24/11/2016 12h35

Por Daren Butler

ISTAMBUL (Reuters) - Uma explosão matou duas pessoas e feriu mais de 30 nesta quinta-feira do lado de fora de um escritório governamental na cidade turca de Adana, semanas após os Estados Unidos alertarem sobre o que chamou de grupos extremistas.

Vídeos mostraram um veículo em chamas no estacionamento ao lado do prédio e forte fumaça preta no céu da cidade, que fica a 40 quilômetros da costa turca do Mediterrâneo. Janelas foram destruídas e partes da fachada do prédio, que tinha seis andares, foram arrancadas.

O governador da província, Mahmut Demirtas, disse que duas pessoas foram mortas, segundo a agência de notícias estatal Anadolu. Segundo reportagem, a explosão, que ocorreu pouco depois das 8h, no horário local, foi a partir de um veículo que estava na frente do prédio.

O ministro da Energia, Berat Albayark, genro do presidente Tayyip Erdogan, estava em Adana para uma conferência em outro local e disse que 33 pessoas ficaram feridas na explosão.

Adana fica a 16 quilômetros da base aérea Incirlik, usada pelo Exército dos EUA para realização de ataques contra militantes do Estado Islâmico na Síria. Famílias de funcionários militares dos EUA foram ordenadas a deixar Adana e outras partes da Turquia em março por preocupações com segurança.

"Maldito terror continua a mirar o nosso povo. Iremos lutar contra este terror para terminar, em nome da humanidade", disse o ministro turco das relações com a União Europeia, Omer Celik, em publicação no Twitter. Ele disse ter conversado com o governador de Adana.

A embaixada dos EUA na Turquia condenou o que descreveu como "ataque terrorista ultrajante" e disse estar ao lado da Turquia, aliado na Otan e membro da coalizão liderada pelos EUA contra o Estado Islâmico.