Topo

Paraná praticamente conclui plantio de soja; lavouras em boas condições

24/11/2016 12h22

SÃO PAULO (Reuters) - O plantio de soja no Paraná, segundo maior produtor de grãos do país, foi praticamente encerrado esta semana e 98 por cento das lavouras estão em boas condições, apontou o Departamento de Economia Rural (Deral), do governo do Estado, em um relatório semanal.

O plantio alcançou esta semana 95 por cento da área prevista, ante 89 por cento na semana passada e 91 por cento no mesmo período de 2015.

As chuvas têm sido frequentes no Estado nesta temporada, o que favorece o desenvolvimento das plantas. A Somar Meteorologia disse nesta quinta-feira que os volumes de precipitações acumulados em novembro já superam em 17 por cento a média histórica para o mês inteiro.

Os últimos dias têm sido de calor e tempo seco no Paraná, o que tem começado a preocupar produtores de diversas regiões, segundo relatos de técnicos do Deral.

"As últimas semanas tiveram acelerados os plantios de soja em toda a região. A pouca ocorrência de chuvas tem preocupado os produtores que têm acumulado frustrações de safra tanto na safra de verão, como na de inverno", disse o técnico Pedro Guglielmi, do Deral em Londrina.

Contudo, a Somar projeta que já a partir de domingo a passagem de outra frente fria pelo Brasil traz chuva forte ao Rio Grande do Sul, Santa Catarina, oeste e norte do Paraná, sul e leste de Mato Grosso e em outros Estados.

O índice de 98 por cento das lavouras em condições "boas" e de 2 por cento de avaliação "média" supera o verificado um ano atrás nas plantações da temporada 2015/16, que tinha 96 por cento de "boas" e 4 por cento de "médias".

Também nesta quinta-feira, o Deral reduziu ligeiramente sua previsão de colheita de soja para este ciclo, que deverá alcançar 18,284 milhões de toneladas, ante estimativa de 18,296 milhões do relatório de outubro. O ajuste está relacionado a uma revisão da área plantada, enquanto a projeção de produtividade foi mantida.

(Por Gustavo Bonato)