Topo

"Moana" lidera bilheterias no feriado de Ação de Graças nos EUA

27/11/2016 17h06

Por Brent Lang

LOS ANGELES (Variety.com) - "Moana – Um Mar de Aventuras", da Disney, navegou para o topo das bilheterias dos cinemas no feriado norte-americano de Ação de Graças, arrecadando poderosos 81,1 milhões dólares durante os cinco dias, e 55,5 milhões de dólares apenas no fim de semana.

Seu sucesso se soma a uma lista recente de triunfos do estúdio. Neste ano, a Disney lançou cinco dos dez filmes de maior bilheteria, é líder em participação de mercado e está prestes a estabelecer um novo recorde de arrecadação anual.

Os destaques incluem "Capitão América: Guerra Civil", "Zootopia", "Doutor Strange", "Procurando Dory", "Mogli" e, agora, "Moana – Um Mar de Aventuras", com "Rogue One: Uma História Star Wars" aguardando na fila.

Dave Hollis, chefe de distribuição da Disney, disse que o sucesso de "Moana" e de outros lançamentos do estúdio justificam a decisão da empresa em produzir menos filmes, porém com apostas maiores. Parte dessa estratégia envolveu desembolsar bilhões de dólares para comprar Pixar, Marvel e Lucas Film, as marcas por trás de "Toy Story", "Os Vingadores" e "Star Wars".

"Estamos trabalhando com as maiores marcas e fazendo grandes histórias que ressoam e têm o poder de transcender fronteiras, línguas e culturas ao redor do mundo", disse Hollis.

Enquanto "Moana" prospera, outros lançamentos não foram tão afortunados. "Aliados", da Paramount, arrecadou 18 milhões de dólares durante o feriado de cinco dias, e 13 milhões de dólares no fim de semana, um resultado considerado fraco dado seu orçamento de 85 milhões de dólares.

O filme traz Brad Pitt e Marion Cotillard como o casal de espiões que se envolvem em uma conspiração maior. A direção é de Robert Zemeckis. Pitt passou recentemente por um divórcio conturbado com Angelina Jolie, o que limitou sua participação na divulgação do filme. O ator não deu entrevistas ou fez propagandas, o que poderia ter ajudado a levantar “Aliados”.