Bolsas europeias sobem impulsionadas por bancos italianos

MILÃO/LONDRES (Reuters) - As ações europeias subiram ligeiramente nesta terça-feira, ajudadas por uma forte recuperação dos bancos italianos, enquanto relatos de que foi melhorada a oferta de aquisição enviada para a empresa suíça Actelion levaram os papéis da companhia para uma alta recorde em todos os tempos.

O índice de bancos italianos subiu 4,1 por cento ajudado por um relatório da Reuters de que o Banco Central Europeu está pronto para comprar mais títulos italianos se o referendo sobre a reforma constitucional do primeiro-ministro Matteo Renzi, marcado para este fim de semana, provocar oscilação nos mercados.

O índice pan-europeu STOXX 600 terminou com alta de 0,3 por cento, com ganhos no setor bancário europeu que compensaram as perdas entre os papéis de mineração e energia. O índice das principais ações europeias FTSEurofirst 300 fechou com alta de 0,26 por cento, a 1.343 pontos.

As ações dos bancos italianos UBI, Intesa Sanpaolo e UniCredit subiram entre 3,1 por cento e 5,8 por cento, enquanto a ação do Monte dei Paschi avançou 17,5 por cento, apagando perdas vistas na segunda-feira por cauda de preocupações sobre a capacidade de executar um aumento de capital de 5 bilhões de euros.

As ações da Actelion terminaram em alta de 10 por cento, revertendo perdas anteriores, após relatórios informarem que a Johnson & Johnson está aumentando a sua oferta para o grupo suíço como uma tentativa de assegurar a compra.

Em LONDRES, o índice Financial Times recuou 0,40 por cento, a 6.772 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX subiu 0,36 por cento, a 10.620 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 ganhou 0,91 por cento, a 4.551 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve valorização de 2,13 por cento, a 16.561 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou alta de 0,55 por cento, a 8.667 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 desvalorizou-se 0,26 por cento, a 4.415 pontos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos