Topo

Erdogan diz que Turquia não descartou filiação à UE, mas tem alternativas

29/11/2016 16h22

ISTAMBUL (Reuters) - A Turquia ainda não "encerrou o assunto" com a União Europeia apesar de o Parlamento Europeu ter recomendado a interrupção das conversas sobre sua filiação na semana passada, disse o presidente turco, Tayyip Erdogan, nesta terça-feira, mas acrescentou que Ancara sempre tem outras opções.

Na semana passada, Erdogan disse que a Turquia não precisa se unir à UE "a qualquer custo" e ventilou a ideia de torná-la parte da Organização de Cooperação de Xangai (SCO), um bloco de segurança dominado por China, Rússia e nações do centro da Ásia.

Sem detalhar as alternativas, Erdogan disse nesta terça-feira que as conversas com parceiros em potencial estão em andamento, dizendo em uma conferência em Istambul: "Podemos continuar no nosso caminho com um deles".

Em Berlim, o vice-presidente do Bundestag, a câmara baixa do parlamento alemão, descartou uma filiação plena à UE para a Turquia devido à repressão pós-golpe de Erdogan a jornalistas e dissidentes, mas disse que se pode conceder uma "parceria privilegiada" com o bloco para os turcos.

Também na semana passada, o Parlamento Europeu aprovou por 479 votos a 37 uma moção não-vinculante para deter temporariamente as tratativas sobre a adesão da Turquia por causa de sua reação "desproporcional" ao golpe de Estado fracassado de 15 de julho.

"Temos que ser honestos com a Turquia: ela não pode ser um membro pleno da UE. Temos que dizê-lo abertamente", disse Johannes Singhammer, membro do CSU, partido bávaro que integra uma coalizão com a União Democrata-Cristã (CDU) da chanceler da Alemanha, Angela Merkel, ao grupo de mídia Straubinger Tagblatt/Landshuter Zeitung.

"Aí podemos começar negociações com a Turquia sobre uma parceria privilegiada, ou cooperação estreita, na qual Ancara não teria direito de voto no Parlamento Europeu ou o direito de participar da Comissão (Europeia)".

"Tal abordagem abriria novas perspectivas", afirmou.

(Por Humeyra Pamuk e Ece Toksabay em Istambul)