Pilotos retomam greve e Lufthansa cancela centenas de voos de curta distância
FRANKFURT (Reuters) - A Lufthansa cancelou centenas de voos nesta terça-feira, depois que pilotos iniciaram uma greve de dois dias em meio à longa disputa salarial que já custou à empresa aérea alemã centenas de milhões de euros desde o começo de 2014.
A paralisação afeta os voos de curta distância partindo nesta terça-feira da Alemanha e já forçou a companhia a cancelar 816 dos cerca de 3 mil voos planejados. Os pilotos também anunciaram planos de greve para os voos de longa distância na quarta-feira.
A Lufthansa propôs reajuste de 4,4 por cento em duas parcelas e fazer um pagamento único equivalente a 1,8 mês de salário.
O sindicato Vereinigung Cockpit (VC) reivindica um aumento salarial anual de 3,7 por cento para os 5.400 pilotos retroativo a 2012. O VC rejeitou a última proposta da Lufthansa feita na sexta-feira passada e também se opôs à proposta de mediação.
"Para mediação você precisa de uma oferta que possa ser a base das negociações", disse Alexander Gerhard-Madjidi, membro do sindicato, à rádio Deutschlandfunk na terça-feira. "A Lufthansa ainda não fez tal proposta".
Na semana passada, a Lufthansa teve de cancelar quase 2.800 voos por conta de uma paralisação de quatro dias a partir da quarta-feira, o que afetou mais de 350 mil passageiros.
(Por Maria Sheahan)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.