Topo

Produção de petróleo da Líbia atinge 622 mil barris por dia, diz estatal

26/12/2016 14h29

TRÍPOLI (Reuters) - A produção de petróleo da Líbia estava em 622 mil barris por dia (bpd) nesta segunda-feira, ligeiramente acima dos níveis registrados antes de uma facção armada concordar em retirar um bloqueio de dois anos sobre os principais oleodutos no oeste do país em 14 de dezembro, disse a Corporação Nacional de Petróleo (NOC, na sigla em inglês).

Antes do acordo, a produção da Líbia estava em cerca de 600 mil barris por dia, tendo dobrado desde setembro. A NOC disse que iria adicionar mais 175 mil bpd à produção dentro de um mês e 270 mil bpd em três meses, após os oleodutos dos campos Sharara e El Feel terem sido reabertos.

A produção segue abaixo dos mais de 1,6 milhão de barris por dia que a Líbia estava produzindo antes da revolta de 2011. A Líbia é um dos dois membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) que foram isentos do acordo para reduzir a produção.

Um representante da NOC não quis dar maiores detalhes sobre a retomada da produção nos campos de petróleo de Sharara e El Feel.

(Por Ahmed Elumani)