Topo

Presidenciável de esquerda novato assume liderança em pesquisa no Chile

28/12/2016 15h34

SANTIAGO (Reuters) - Um senador esquerdista independente que irá concorrer à presidência do Chile na eleição de 2017 está liderando uma disputa acirrada contra o primeiro colocado direitista, como mostrou uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira, apimentando uma corrida que antes se imaginava só contar com favoritos do establishment.

    A sondagem da empresa MORI coloca Alejandro Guillier, um jornalista que se tornou político, como vencedor de um eventual segundo turno com Sebastián Piñera, ex-presidente conservador e simpático ao empresariado, por 5 pontos percentuais.

    Quando indagados em quem votariam em uma eleição com os dois, 35 por cento dos entrevistados responderam Guillier e 30 por cento apontaram Piñera.

    Em um primeiro turno em potencial, a pesquisa mostrou que Guillier receberia 19 por cento dos votos e Piñera outros 23 por cento, bem menos do que os 50 por cento necessários para evitar um segundo turno.

    Até alguns meses atrás, Guillier era relativamente desconhecido no Chile, e a maioria dos observadores acreditava que qualquer segundo turno seria entre Piñera e Ricardo Lagos, um ex-presidente moderado.

    Mas escândalos de corrupção políticos e empresariais de grande envergadura, assim como uma economia estagnada, alimentaram um desencanto com a política, como de praxe na nação sul-americana, dando alento para os novatos.

    Os resultados do levantamento mais recente serão saudados por setores de inclinação esquerdista da sociedade chilena que creem ser necessário fazer reformas profundas para atenuar a desigualdade do país – mas complicam as perspectivas de investidores que até recentemente anteviam uma disputa livre de riscos políticos.

         (Por Gram Slattery)