Topo

Ministério da Agricultura extingue unidades e prevê economia de R$1,1 mi ao ano

30/12/2016 17h53

SÃO PAULO (Reuters) - O Ministério da Agricultura do Brasil informou nesta sexta-feira que extinguirá 26 das 84 Unidades Técnicas Regionais (Utras), uma medida que deverá gerar economias anuais de 1,1 milhão de reais.

Segundo nota divulgada pela pasta, a decisão foi baseada em estudos técnicos que levaram em consideração o valor bruto de produção agropecuária, o número de estabelecimentos registrados e fiscalizados e demandas de atividades em cada unidade.

O montante da economia prevista é gasto com a manutenção do patrimônio e material de expediente.

Os cerca de cem servidores das unidades fechadas serão realocados para outras onde há maior necessidade da mão de obra, afirmou o ministério.

As unidades serão extintas a partir do dia 1º de janeiro de 2017, com prazo de 30 dias para o remanejamento dos servidores e o encerramento das atividades.

Elas estão situadas em Passos, Muriaé, Governador Valadares, Almenara e Paracatu, em Minas Gerais; Barra Mansa, Nova Friburgo e Itaperuna, Bom Jesus e Macaé, no Rio de Janeiro; Blumenau, Joinville e Lajes, em Santa Catarina; Ouro Petro D’Oeste, Ji-Paraná, Cacoal, Ariquemes, em Rondônia; Campina Grande e Patos, na Paraíba; Colatina e Venda Nova do Imigrante, no Espirito Santo; Caruaru, em Pernambuco; Picos, no Piauí; Teixeira de Freitas, na Bahia, Jacarezinho, no Paraná, e Santana do Livramento, no Rio Grande do Sul.

Segundo o ministério, um estudo inicial recomendava o fechamento de 54 unidades.

Dessa forma, as demais unidades incluídas nesse estudo inicial --e não fechadas-- poderão ser extintas no segundo semestre de 2017, após nova atualização e detalhamento dos dados já levantados, disse o ministério.