Topo

HMD Global lança primeiro smartphone Nokia

09/01/2017 12h17

HELSINQUE (Reuters) - A HMD Global, a companhia finlandesa que detém os direitos de uso da marca Nokia em celulares, apresentou nesse fim de semana seu primeiro aparelho, voltado a usuários chineses e com preço de 246 dólares.

O lançamento marca o primeiro novo celular inteligente que possui a icônica marca desde 2014, quando a Nokia optou vender toda a sua divisão de celulares para a Microsoft.

O novo aparelho, Nokia 6, tem sistema operacional Android e é produzido pela Foxconn. O celular será vendido apenas na China por meio da varejista online JD.com, informou a HMD.

"A decisão da HMD de lançar seu primeiro smartphone Android na China é reflexo do desejo de atender necessidades reais de clientes em diferentes mercados ao redor do mundo (...) É um mercado estrategicamente importante", disse a HMD.

O presidente-executivo da HMD, Arto Nummela, que já foi responsável pela área de vendas e de desenvolvimento de produto da Nokia, afirmou à Reuters no mês passado que a HMD pretende ser uma das principais empresas de smartphones, apesar da dura competição com Apple, Samsung e uma dezena de outras empresas.

A HMD lançou novos celulares básicos com marca Nokia no mês passado. A empresa informou no domingo que tem por objetivo lançar novos produtos no primeiro semestre deste ano.

(Por Jussi Rosendahl e Eric Auchard)