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Confiança do consumidor paulistano atinge em fevereiro maior nível desde 2014, diz FecomercioSP

21/02/2017 20h17

SÃO PAULO (Reuters) - A confiança do consumidor paulistano avançou em fevereiro para o nível mais alto desde novembro de 2014, reflexo da melhora na percepção sobre a situação presente e futura, mostrou levantamento da FecomercioSP.

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) do município de São Paulo alcançou 113,8 pontos neste mês, alta de 19,5 por cento em relação a fevereiro do ano passado e de 11,3 por cento ante janeiro, de acordo com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo.

O ICC varia de zero (pessimismo total) a 200 pontos (otimismo total).

"Evidências dos últimos anos apontam que uma melhora da confiança no mês em que os consumidores recebem o reajuste do salário mínimo é quase inevitável", disse a FecomercioSP

A melhora também foi influenciada pela queda da inflação em janeiro, que "mostra o quanto índice é sensível a essa variável e isso gera, naturalmente, um maior otimismo também quanto ao futuro".

A avaliação dos consumidores em relação ao momento atual subiu para 74,6 pontos em fevereiro, maior patamar desde maio de 2015, alta de 12,1 por cento na comparação anual e de 9,3 por cento frente a janeiro. Os grupos que mais influenciaram o resultado do indicador na base sequencial foram o público masculino e o grupo de renda familiar de até 10 salários mínimos.

O índice das expectativas do Consumidor alcançou 140 pontos, acréscimo de 22,4 por cento no comparativo ano a ano e de 12 por cento na base sequencial, com este último desempenho influenciado particularmente pelo comportamento dos consumidores com renda inferior a 10 salários mínimos e acima de 35 anos.

(Por Paula Arend Laier; Edição de Raquel Stenzel)