Topo

Lucro do HSBC cai 62% no ano e ações têm forte queda

21/02/2017 13h47

HONG KONG/LONDRES (Reuters) - O lucro do banco HSBC caiu 62 por cento no ano passado e ficou abaixo das projeções, com o banco registrando baixas contábeis da reestruturação e sinalizando desaceleração no curto prazo do crescimento da receita.

As ações do maior banco da Europa chegaram a cair mais de 7 por cento depois que suas receitas caíram em um quinto ante 2015. Os investidores vinham impulsionando as ações do HSBC, apostando na capacidade do banco de se beneficiar dos aumentos de juros nos Estados Unidos.

O HSBC registrou lucro antes de impostos de 7,1 bilhões de dólares em 2016, na comparação com os 18,87 bilhões de dólares no ano anterior e bem abaixo da estimativa média de analistas de 14,4 bilhões de dólares, segundo dados da Thomson Reuters.

Apesar da queda, o HSBC anunciou uma novo programa de recompra de ações de 1 bilhão de dólares, elevando as recompras desde o segundo semestre de 2016 para 3,5 bilhões de dólares, conforme o banco remunera os acionistas após a venda de sua unidade no Brasil em julho passado em um negócio de 5,2 bilhões de dólares.

No entanto, o lucro abaixo do esperado pesou nos bônus do banco, que caíram 12 por cento, para 3 bilhões de dólares.

Embora o HSBC deva se beneficiar no longo prazo com a alta nas taxas de juros em todo o mundo, os encargos extraordinários na reestruturação estão afetando os lucros no curto prazo.

"A venda da unidade brasileira destaca o problema-chave para o HSBC --não é só a qualidade dos lucro do banco que é fraca, como evidenciado por mais um conjunto de números confusos... mas falta quantidade uma vez que o banco busca encolher para voltar ao modo saudável", disse Russ Mold, diretor de investimentos na gestora de investimentos online AJ Bell.

O indicador de capital principal do HSBC - uma medida de sua força financeira - foi de 13,6 por cento, contra expectativas de 13,8 por cento, e o banco sinalizou vários fatores que pressionariam suas receitas em 2017, incluindo um aumento de 500 milhões de dólares em custos de capital regulatório, taxas de juros mais baixas na Reino Unido e taxas de câmbio adversas.

O resultado decepcionante do HSBC interrompeu o rápida alta nas ações do banco, com investidores vendo perspectivas melhores conforme subam as taxas de juros, o que ajudaria a empresa a captar mais retorno de seus depósitos.

As ações do HSBC estam entre as de melhor desempenho do setor bancário europeu desde a votação britânica por deixar a União Europeia, subindo 53 por cento ante uma alta de 28 por cento no índice do setor bancário do STOXX 600.

(Por Sumeet Chatterjee e Lawrence White)

((Tradução Redação São Paulo, 5511 5644-7727)) REUTERS FB RBS