Topo

Secretário de Estado dos EUA afirma importância de laços construtivos entre país e China

22/02/2017 09h30

Por David Brunnstrom

WASHINGTON (Reuters) - O secretário de Estado dos Estados Unidos, Rex Tillerson, conversou por telefone com o diplomata mais graduado da China na terça-feira e afirmou a importância de um relacionamento construtivo entre as duas nações, e os dois concordaram com a necessidade de abordar a ameaça representada pela Coreia do Norte, informou o Departamento de Estado dos EUA.

Tillerson e Yang Jiechi, conselheiro de Estado chinês, cargo que supera o do ministro das Relações Exteriores, também debateram economia e comércio, além de uma cooperação em potencial em contraterrorismo, aplicação da lei e crimes transnacionais, disse o Departamento em um comunicado.

A ligação pareceu ser o esforço mais recente das duas maiores economias do mundo para restabelecer o equilíbrio das relações após um início atribulado na esteira da vitória eleitoral do presidente norte-americano, Donald Trump, em novembro.

"O secretário Tillerson e o conselheiro de Estado Yang afirmaram a importância de um relacionamento bilateral construtivo", disse o informe dos EUA. "Os dois lados concordaram com a necessidade de abordar a ameaça que a Coreia do Norte representa à estabilidade regional".

O telefonema ocorreu após uma reunião entre o chanceler chinês, Wang Yi, e Tillerson na sexta-feira, o primeiro encontro pessoal entre os dois desde que Tillerson assumiu o posto no início deste mês.

Na reunião, Wang enfatizou que os interesses compartilhados pela China e pelos EUA superam de longe suas diferenças.