Topo

Argentina reduz estimativa para área de plantio de soja 2016/17

23/02/2017 16h55

BUENOS AIRES (Reuters) - A área plantada com soja na safra 2016/17 na Argentina foi estimada em 19,45 milhões de hectares, abaixo dos 19,8 milhões de hectares estimados anteriormente, devido ao clima desfavorável que impediu o plantio em algumas regiões durante o último mês, disse o governo argentino nesta quinta-feira.

"Uma nova baixa na superfície após a suspensão do plantio tardio em diversas regiões do país", disse o Ministério da Agroindústria em seu relatório mensal da safra.

O país sul-americano é o terceiro maior fornecedor global de soja e o maior exportador do mundo de farelo e óleo derivados da oleaginosa.

Os problemas climáticos enfrentados em janeiro em amplas regiões da Argentina, incluindo seca em algumas áreas e inundações em outras, geraram preocupações sobre a colheita de soja e impactaram os preços globais do grão no mercado de Chicago.

Mas nas últimas semanas as condições climáticas melhoraram na maior parte do cinturão agrícola do país e a Bolsa de Cereais de Buenos Aires estimou uma produção de 54,8 milhões de toneladas de soja.

(Por Maximiliano Rizzi)