Topo

BNDES abre licitação para projetos de saneamento em 6 Estados

23/02/2017 15h46

RIO DE JANEIRO (Reuters) - O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) lançou nesta quinta-feira editais de licitação para serviços técnicos envolvendo a prestação de serviço de fornecimento de água e esgoto em seis Estados.

Em comunicado, o banco de fomento informou que os editais tratam de concessão de empresas nos Estados do Amapá, Alagoas, Maranhão, Pará, Pernambuco e Sergipe.

"Estamos dando um passo importante para mudar o quadro inaceitável do saneamento no Brasil, que tem impactos tão negativos na saúde e na qualidade de vida da população brasileira", afirmou em comunicado a presidente do BNDES, Maria Silvia Bastos Marques.

Segundo o BNDES, as licitações para os estudos na área de saneamento serão realizadas em março pelo sistema de pregão eletrônico por menor preço, através do portal de Compras Governamentais do Governo Federal.

No dia 15 acontecerão os pregões para Amapá e Alagoas, no dia 17 para Maranhão e Pará e no dia 21, Pernambuco e Sergipe.

De acordo com as regras estabelecidas, só poderão participar das licitações os 20 consórcios de consultores que apresentaram documentação dentro da data prevista (até 23 de janeiro) e que foram habilitados no processo de pré-qualificação técnica aberto pelo BNDES.

O prazo fixado para a realização dos estudos de modelagem foi estimado entre seis e oito meses após o processo de escolha.

(Por Rodrigo Viga Gaier)