Colheita de soja avança no Paraguai e safra pode superar 9 mi t
ASSUNÇÃO (Reuters) - A colheita de soja no Paraguai alcançou 50 por cento da área com bons avanços, o que alimenta expectativas para uma produção superior aos 9,2 milhões de toneladas da safra anterior, disse nesta quinta-feira o presidente da câmara de exportadores.
O país, que é o quarto maior exportador mundial da oleaginosa, plantou cerca de 3,3 milhões de hectares em outubro de 2016 e espera concluir a colheita --que começou com 20 dias de atraso-- no fim de março.
"A avaliação da colheita é positiva, exceto em algumas regiões como San Pedro e partes de Canindeyú, onde os rendimentos não alcançaram os níveis esperados. O país se encontra com uma condição muito boa, em alguns casos excelente", disse José Berea, presidente da Câmara Paraguaia de Exportadores e Comercializadores de Cereais e Oleaginosas (Capeco).
A safra 2016/17 começou com cautela devido às previsões da presença do fenômeno La Niña, que reduz as chuvas, mas o clima foi favorável em grande parte do país e permitiu um bom desenvolvimento das lavouras.
"As produtividades foram de boas a muito boas no país todo, então acredito que teríamos que manter a média nacional, que no ano passado esteve acima dos 2.800 kg por hectare... acho que vamos inclusive superar a produção do ano passado", acrescentou.
O Paraguai produziu 9,2 milhões de toneladas na safra 2015/16 em uma área de cerca de 3,2 milhões de hectares, segundo dados da Capeco.
(Por Mariel Cristaldo)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.