Topo

Grupo francês Orange não planeja comprar Canal Plus da Vivendi, diz presidente

23/02/2017 09h41

Por Mathieu Rosemain e Gwénaëlle Barzic

PARIS (Reuters) - A Orange não planeja comprar as operações do canal de TV paga da Vivendi, mas está aberta a uma parceria em direitos de exibição da programação esportiva, afirmou nesta quinta-feira o presidente do grupo francês de telecomunicações, Stephane Richard.

Ambas as empresas vinham negociando uma possível tentativa da Orange de comprar participação no Canal Plus, que é totalmente controlado pela Vivendi, de acordo com fontes próximas do assunto. Contudo, Richard indicou uma mudança de curso nesta quinta-feira.

"Não, eu não quero comprar o Canal Plus", disse o executivo em entrevista concedida à rádio BFM Business. "A Orange e o Canal Plus são importantes parceiros. Podemos fazer mais juntos? Claro, mas em uma base industrial e comercial, não por meio da aquisição de fatia."

Os comentários do presidente da Orange foram feitos após o grupo francês reportar crescimento de 1,3 por cento no lucro operacional anual, ajudada por fortes vendas na Espanha e pela redução das despesas trabalhistas.

A Orange tem um acordo de distribuição com o Canal Plus.

Neste mês, o jornal francês Les Echos noticiou que a Orange e o Canal Plus consideravam estabelecer nova parceria comercial para enfrentar a forte concorrência da SFR Group, segunda maior operadora de telecomunicações da França.

"Todo mundo sabe que tem um participante relativamente agressivo na realização de oferta em direitos de exibição de programação esportiva", comentou Richard, fazendo referência à SFR, que comprou direitos de exibição do Campeonato Inglês de futebol, na França.

A receita da Orange cresceu 0,6 por cento no ano, para 40,92 bilhões de euros, marcando o primeiro crescimento anual desde a crise financeira de 2008. A empresa ainda anunciou dividendos de 0,50 euro a 0,65 euro por ação para 2017.