Topo

Rivais da guerra na Síria voltam a se enfrentar na iminência de conversas de paz

23/02/2017 10h39

BEIRUTE (Reuters) - Aviões de guerra da Síria realizaram ataques aéreos em áreas rebeladas das províncias de Deraa, Hama e Aleppo e insurgentes dispararam foguetes contra alvos do governo nesta quinta-feira na iminência da retomada das conversas de paz em Genebra após um hiato de 10 meses, informou um grupo de monitoramento da guerra.

Mas o nível geral da violência no oeste sírio foi algo menor do que nos dias anteriores, segundo o Observatório Sírio de Direitos Humanos, sediado no Reino Unido.

Em Deraa, província do sul onde os confrontos se intensificaram durante a semana passada, insurgentes islâmicos detonaram um carro-bomba e helicópteros do governo lançaram bombas-barril, relatou o Observatório.

Enquanto isso, forças governamentais bombardearam áreas no extremo oeste de Aleppo, cidade do norte sírio, e caças alvejaram os arredores de uma área onde o Exército e seus aliados avançaram na quarta-feira, disse o Observatório.

As conversas de Genebra irão acontecer depois de quase dois meses de um cessar-fogo cada vez mais frágil entre Damasco e os rebeldes, que os dois lados vêm acusando um ao outro de violar.

(Por John Davison)