Arqiva e Samsung anunciam teste de tecnologia 5G em Londres

LONDRES (Reuters) - O grupo de comunicações Arqiva e a Samsung Electronics testarão a primeira rede 5G do Reino Unido em Londres neste ano, informaram as empresas.

A tecnologia, que tem capacidade de entregar banda larga ultra rápida a dispositivos móveis e potencialmente veículos autônomos, é considerada essencial para o crescimento esperado na demanda por conexão confiável e veloz. Operadoras globais, como a Vodafone, a Telefónica e a Verizon vêm trabalhando com fabricantes de equipamentos para o desenvolvimento da rede 5G.

A Arqiva, que fornece infraestrutura para comunicações, disse que o acesso fixo a rede sem fio funcionará em sua própria banda de 28GHz, usando as estações base 5G da Samsung e equipamentos instalados na região central de Londres.

"Ao longo do tempo, uma infraestrutura de rede mais inteligente e melhor capacidade para suportar escala exponencial para conectividade vai abrir as portas para uma variedade de mercados, como IoT (Internet of Things), aplicações industriais e a promessa de veículos autônomos", afirmou o presidente-executivo da Arqiva, Simon Beresford-Wylie.

A Samsung já conduziu alguns testes preliminares da tecnologia 5G em seu campus na Coreia do Sul, e operadoras e fornecedores anunciaram testes em uma série de países que vai desde os Estados Unidos até o Japão.

A Arqiva considera listar ações em mercado e busca novos investidores, disseram fontes neste mês.

(Por Paul Sandle)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos