Topo

Planalto anuncia Aguinaldo Ribeiro como líder do governo e Lelo Coimbra líder da maioria na Câmara

24/02/2017 18h43

BRASÍLIA (Reuters) - O presidente Michel Temer escolheu Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) como novo líder do governo na Câmara dos Deputados, no lugar de André Moura (PSC-SE), confirmou nesta sexta-feira o porta-voz da Presidência, Alexandre Parola.

A informação havia sido antecipada à Reuters por uma fonte do Palácio do Planalto na véspera.

Em rápido briefing, Parola anunciou também que o deputado Lelo Coimbra (PMDB-ES) será o líder da maioria na Câmara, um novo cargo na liderança do Congresso.

Em comunicado, Temer agradeceu o trabalho de Moura, que na véspera já havia se despedido do cargo, também por meio de uma nota, quando agradeceu a confiança depositada pelo presidente.

"Devo dizer-lhe que sou eu quem lhe agradece", afirmou Temer nesta sexta-feira. "Em meu nome e em nome do povo brasileiro, pelas reformas e demais medidas legislativas levadas adiante graças ao seu empenho, acompanhado do apoio dos colegas e amigos parlamentares."

A escolha do peemedebista Lelo Coimbra para o novo cargo de líder da maioria é uma tentativa do Planalto de conter uma rebelião da bancada do PMDB na Câmara, causada pela escolha do deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR) como novo ministro da Justiça e pela decisão de dar a liderança do governo a Ribeiro, do PP.

"Serraglio não é um nome da bancada. Se tentou construir uma unidade em nome do Serraglio, mas depois se fez a escolha sem o aval da bancada", disse à Reuters um parlamentar do PMDB, que pediu para não ser identificado, na véspera.

O cargo para Coimbra, no entanto, pode não ser suficiente para satisfazer os deputados peemedebistas.

"O PMDB está há muito tempo longe do núcleo político do governo, já perdeu a Secretaria de Governo", acrescentou o parlamentar. "Isso não acalma nada."

O comentário coloca na conta, além das recentes mudanças de cadeiras, a perda da Secretaria de Governo para o PSDB. Antes ocupada pelo peemedebista Geddel Vieira Lima, agora a pasta está com o tucano Antonio Imbassahy.

(Reportagem de Lisandra Paraguassu)