Topo

Líder britânico anti-UE, Farage posta foto em jantar com Trump

26/02/2017 11h41

LONDRES (Reuters) - O ativista britânico anti-União Europeia Nigel Farage postou uma foto "jantando com O Donald" no Twitter, no encontro mais recente entre o presidente norte-americano, Donald Trump, e o crítico da primeira-ministra Theresa May.

    Farage, que ajudou a garantir a vitória do Brexit no referendo britânico sobre a saída do Reino Unido da União Europeia, em junho, quer aumentar os laços com Trump após renunciar à liderança do Partido da Independência Britânica no ano passado.

    Encontrando eco no discurso de Trump contra o establishment político, Farage se encontrou com o presidente em novembro e ofereceu seus serviços como embaixador britânico nos EUA, algo que foi rejeitado pelo governo de May.

    Entitulada de "Jantar com O Donald", a postagem mostra Farage sorrindo para a câmera, enquanto Trump e outras quatro pessoas estão sentadas à mesa, em foto marcada como tendo sido tirada no Trump International Hotel.

    May quer aumentar seus laços com os EUA para se fortalecer antes de lançar as conversas sobre a saída da UE. Em visita realizada em janeiro, ela obteve uma promessa de Trump de realizar um acordo de comércio bilateral após o Brexit.

    Ela enviou seus dois maiores assessores aos EUA em dezembro e o ministro das Relações Exteriores, Boris Johnson, um mês depois, para sacramentar os laços depois que o líder norte-americano irritou autoridades ao sugerir que Farage era uma boa escolha como embaixador.

    Desde então, Farage se tornou comentarista de política da Fox News e da Fox Business Network e obteve um programa em uma rádio de Londres.

    (Por Elizabeth Piper)