Topo

G20 precisa redobrar esforços para impulsionar regulação, diz governo alemão

27/02/2017 14h04

HAMBURGO (Reuters) - Os governos do G20, grupo formado pelas economias mais importantes do mundo, devem aumentar seus esforços para fortalecer a regulação do mercado financeiro, afirmou um porta-voz do governo alemão nesta segunda-feira.

"Nós ainda não estamos lá onde queremos estar", afirmou Steffen Seibert sobre a regulação dos mercados financeiros, acrescentando que sem o G20 o progresso na questão não teria sido tão importante.

A Alemanha ocupa a presidência do grupo das principais economias neste ano, uma plataforma que a chanceler Angela Merkel pretende usar na cooperação multilateral após o presidente dos EUA, Donald Trump, questionar alianças e obrigações internacionais, insistindo em colocar a "América em primeiro lugar" em suas políticas.

Trump encomendou revisões das principais regras bancárias que foram colocadas em prática após a crise financeira. O ministro das Finanças da Alemanha, Wolfgang Schaeuble, disse no início deste mês que tentaria dissuadir seu colega norte-americano Steven Mnuchin de desregulamentar os mercados financeiros.

(Reportagem de Gernot Heller)