Topo

Juncker irá apresentar 'relatório branco' pós-Brexit ao Parlamento Europeu na 4ª

28/02/2017 14h29

BRUXELAS (Reuters) - O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, irá apresentar um 'relatório branco' ao Parlamento Europeu na quarta-feira delineando as opções para fortalecer a união do bloco uma vez que o Reino Unido desencadeie o processo de separação da União Europeia, o chamado Brexit, disse um porta-voz.

O Executivo europeu quer que alguns países tenham permissão para aprofundar a cooperação ainda mais e mais rapidamente sem que a UE tenha que seguir o mesmo caminho, mas a ideia causou temores, especialmente entre nações mais pobres do leste, de que seus vizinhos mais ricos possam usar o Brexit para cortar os subsídios que o bloco lhes proporciona.

Juncker irá falar ao Parlamento Europeu na tarde de quarta-feira, informou o porta-voz da Comissão Europeia, Margaritis Schinas, nesta terça-feira, para entregar o chamado relatório branco depois de presidir uma reunião especial com seus comissários ainda nesta terça-feira.

Ao traçar quatro ou cinco "rotas para a união" ou "caminhos alternativos para a cooperação dos 27", autoridades da UE dizem que Juncker pretende dar aos 27 líderes do bloco pós-Brexit algumas escolhas abrangentes para começarem a analisar em uma cúpula em Roma no dia 25 de março, quando irão comemorar os 60 anos de fundação da UE.

"Depois de Roma queremos lançar um debate público sobre estas opções... isso tem que dizer respeito às pessoas, e esperamos muito que os líderes lancem tal processo", disse Schinas em um boletim diário à imprensa.

(Por Julia Fioretti)