Putin acusa Ocidente de politizar críticas à repressão de protestos

ARKHANGELSK, Rússia (Reuters) - O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse nesta quinta-feira que as críticas ocidentais à maneira como seu país lidou com protestos antigoverno no final de semana foram uma tentativa politicamente motivada de interferir em assuntos internos russos.

Falando durante um fórum ártico no norte da Rússia, Putin, que deve concorrer a um quarto mandato presidencial no ano que vem, também disse que seus adversários políticos estão tentando canalizar o descontentamento público com a corrupção para suas próprias necessidades "mercenárias".

"Sabemos bem que essa ferramenta foi usada no início da assim chamada Primavera Árabe, ao que isso levou e que banho de sangue aconteceu na região", disse Putin em seus primeiros comentários sobre as manifestações de rua do final de semana.

Milhares de pessoas participaram de passeatas anticorrupção em toda a Rússia no domingo, e dezenas foram presas ou multadas.

Os Estados Unidos e a União Europeia pediram às autoridades russas para libertarem os detidos, e Putin criticou esses pedidos nesta quinta-feira.

"Tais apelos à Rússia têm o fim puramente político de fazer pressão na vida política doméstica do país", afirmou. "Todos deveriam respeitar a lei e todos que violam a lei deveriam ser punidos de acordo com a legislação russa".

As autoridades recusaram uma permissão formal para os manifestantes realizarem os eventos na maioria das cidades, o que significa que a maioria deles foi ilegal aos olhos do Estado.

Mas ativistas da oposição discordaram e citaram a constituição, que alegam dar às pessoas o direito de se reunir pacificamente sem aprovação das autoridades.

(Por Oksana Kobzeva e Nastya Lyrchikova)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos