Topo

Polícia da França entra em choque com jovens em protesto contra eleição presidencial

27/04/2017 12h06

PARIS (Reuters) - A tropa de choque da França entrou em confronto com jovens no centro de Paris nesta quinta-feira quando uma manifestação contra a candidata presidencial de extrema-direita, Marine Le Pen, e seu rival de centro, Emmanuel Macron, se tornou violenta.

A polícia reagiu com gás lacrimogêneo quando jovens mascarados atiraram garrafas nas proximidades de uma marcha de cerca de 500 alunos do ensino secundário.

    Os policiais também usaram gás lacrimogêneo contra manifestantes em Rennes, cidade do oeste francês onde quase 2 mil estudantes de ensino médio e universitários e ativistas da extrema-esquerda realizaram uma passeata, relatou um correspondente da Reuters no local.

Em Paris, estudantes bloquearam as entradas e realizaram manifestações relacionadas à eleição em cerca de 20 escolas de ensino médio no início desta quinta-feira depois que entidades estudantis os exortaram a comparecer aos protestos.

    Alunos vêm realizando protestos "nem Le Pen, nem Macron" em escolas desde que os dois passaram para o segundo turno de 7 de maio da eleição presidencial.

    "Estamos pedindo ação contra a candidata de extrema-direita, Marine Le Pen, e o candidato das altas finanças, Emmanuel Macron", disse o líder do grêmio estudantil UNL-SD, Giuseppe Aviges, aludindo ao passado de Macron como banqueiro de investimento.

    (Por Leigh Thomas e Helene Dauschy em Paris, Pierre-Henri Allain em Rennes)