Topo

Ao menos 24 imigrantes morrem e milhares são resgatados na costa da Líbia

27/06/2017 21h20

TRÍPOLI (Reuters) - Voluntários do Crescente Vermelho recuperaram nesta terça-feira os corpos de 24 imigrantes que foram levados pela maré até o subúrbio oriental da capital líbia, Trípoli, à medida que resgates em larga escala eram realizados no Mediterrâneo.

Moradores do distrito de Tajoura disseram que os corpos começaram a aparecer nas costas no final da semana passada. Diversos corpos foram parcialmente devorados por cachorros vira-latas, de acordo com uma autoridade da guarda costeira local.

O número deve crescer, à medida que embarcações frágeis usadas para levar imigrantes a águas internacionais normalmente levam mais de 100 pessoas.

Três imigrantes morreram no Mediterrâneo na segunda-feira, informou um grupo de ajuda alemão, durante operações de resgate lideradas pela Itália, nas quais milhares de pessoas foram levadas à segurança.

Cerca de 5 mil imigrantes foram resgatados na véspera na costa da Líbia por serviços de emergência, marinha italiana, grupos de ajuda e embarcações particulares, e resgates seguiam nesta terça, segundo um porta-voz da guarda costeira italiana.

"Apesar de todos os esforços, três pessoas morreram no naufrágio de um barco de borracha” e embarcações de resgate na área estão lutando contra dificuldades, informou o grupo humanitário alemão Jugend Rettet no Facebook.

O Jugend Rettet é um dos cerca de nove grupos de ajuda patrulhando mares nos quais traficantes de pessoas enviaram mais de meio milhão de refugiados e imigrantes em viagens perigosas em direção à Europa nos quatro últimos anos.

"Chegamos à capacidade limite de nosso barco, embora nossa tripulação esteja vendo mais barcos no horizonte. No momento, todos os barcos estão sobrecarregados”, acrescentou o grupo.

(Reportagem de Hani Amara e Isla Binnie)