Comandante oriental da Líbia declara vitória em batalha por Benghazi
BENGAZI, Líbia (Reuters) - O comandante oriental da Líbia, Khalifa Haftar, disse nesta quarta-feira que suas forças tomaram controle total da segunda cidade líbia, Benghazi, de grupos armados rivais após uma campanha de três anos.
A batalha por Benghazi entre o autodenominado Exército Nacional Líbio, de Haftar, e uma série de militantes islâmicos e outros combatentes tem sido parte de um conflito mais amplo desde que a Líbia entrou em caos após a queda em 2011 de Muammar Gaddafi.
A vitória marcaria um grande avanço para o ex-aliado de Gaddafi que lentamente ganhou espaço no leste e sul da Líbia, em desafio ao governo apoiado pela Organização das Nações Unidas no oeste na capital Trípoli, que luta para estender sua influência.
"Suas forças armadas declaram para vocês a libertação de Benghazi do terrorismo, uma libertação total e uma vitória de dignidade", disse Haftar, vestindo um uniforme branco em discurso televisionado.
"Benghazi entrou em uma nova era de segurança e paz".
Durante os três anos de sua "Operação Dignidade", as forças de Haftar sofreram grandes perdas em confrontos com militantes islâmicos e rebeldes anteriormente anti-Gaddafi que estavam resistindo com o que viram como seu regime militar sobre a cidade.
Mesmo após o fim do conflito, partes de Benghazi tem sido destruídas por intensos bombardeios e ataques aéreos e, assim como fizeram em retiradas passadas na batalha pela cidade, grupos rivais armados podem usar táticas de guerrilha contra forças de Haftar.
(Por Ayman Al-Warfalli)
((Tradução Reuters São Paulo 55511 5644-7757))
REUTERS LGG
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.