Topo

Discovery vai adquirir Scripps Networks Interactive

31/07/2017 11h15

NOVA YORK (Reuters) - A Discovery Communications está adquirindo a Scripps Networks Interactive por 14,6 bilhões de dólares, em um acordo que deve impulsionar o poder de negociação da empresa combinada com operadoras de TV a cabo, em um momento em que mais pessoas estão assistindo vídeos online, disseram as empresas nesta segunda-feira.

A aquisição, que foi concluída na noite passada, une a audiência majoritariamente feminina de canais da Scripps como HGTV, Travel Channel e Food Network, com a audiência predominantemente masculina dos canais Animal Planet e Discovery Channel, da Discovery.

Com a aquisição, a Discovery pode cortar custos e usar os programas da Scripps para atingir alcance internacional ainda maior. O portfólio de programas ampliado da empresa combinada também pode ser uma vantagem em negociações para a inclusão em pacotes pequenos ou econômicos de TV a cabo, que oferecem menos canais que um contrato padrão.

A empresa combinada terá 20 por cento do total da audiência de TV a cabo, de acordo com uma nota recente do Barclays. Isto fortalecerá a posição para negociações de renovação de contrato com as distribuidoras. Ao acrescentar os programas da Scripps, a Discovery também lançará seu próprio "pequeno pacote" de canais com custo baixo.

O Discovery pagará 70 por cento do valor da transação em dinheiro e 30 por cento em ações para a Scripps.

As redes de televisão dos EUA e os fornecedores de cabos estão sob pressão, pois mais espectadores assistem seus programas e filmes favoritos em telefones e tablets. Há também uma maior concorrência para telespectadores dos serviços de transmissão, como Netflix Inc e Amazon.com Inc.

Os investidores estão, em sua maioria, positivos sobre a sinergia que a empresa combinada terá e sua vantagem em relação a parceiros da TV paga. Desde que as notícias de negociação começaram, a Discovery subiu 3 por cento, enquanto a Scripps teve alta de quase 30 por cento.

(Por Jessica Toonkel)