Topo

UE tem de responder a discurso de Florença com mesmo espírito, diz premiê britânica

26/09/2017 12h47

LONDRES (Reuters) - Os negociadores da União Europeia devem responder ao discurso feito em Florença pela primeira-ministra britânica, Theresa May, sobre a saída britânica do bloco com o mesmo espírito, para dar impulso às negociações que estão em andamento, disse a premiê ao presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, nesta terça-feira.

Mais cedo, Tusk afirmou após se reunir com May no gabinete dela, em Downing Street, que não foi feito progresso suficiente nas negociações sobre o Brexit para permitir a ambos que passem para a próxima fase, de discussão da futura relação comercial.

O gabinete de May disse em comunicado: "Ao final da reunião, a primeira-ministra disse que seu discurso de Florença teve a intenção de dar impulso às negociações em andamento. Ela disse que é importante que os negociadores da UE agora respondam com o mesmo espírito."

No discurso que fez na Itália na sexta-feira, May delineou um plano para manter acesso integral ao mercado único da UE por dois anos depois do Brexit.

(Reportagem de Estelle Shirbon)