Topo

OMC abre painel solicitado pelo Brasil contra Canadá por subsídios concedidos à Bombardier

29/09/2017 11h14

Por Lisandra Paraguassu

BRASÍLIA (Reuters) - A Organização Mundial do Comércio (OMC) abriu nesta sexta-feira um painel solicitado pelo Brasil para decidir sobre reclamação de que o Canadá está subsidiando jatos produzidos pela Bombardier , informou o Itamaraty.

O painel foi aberto após o Brasil reapresentar o pedido nesta sexta-feira, depois que uma primeira tentativa realizada na semana passada foi rejeitada pelo Canadá, que tinha esse direito por ser o país acionado, de acordo com o Ministério de Relações Exteriores.

No pedido apresentado à OMC em agosto para abertura de um painel para solução de controvérsias o Brasil pediu o exame de mais de 20 programas de subsídios do Canadá ao setor aeronáutico do país.

O Itamaraty estima que o Canadá tenha subsidiado os jatos CSeries produzidos pela Bombardier em pelo menos 3 bilhões de dólares. O plano da Bombardier é de que o CSeries concorra com os aviões E195 da Embraer .

Um dos pontos mais questionados pelo Brasil é o aporte de 2,5 bilhões de dólares feito à Bombardier pelo governo da província de Quebec.

Parte desses recursos foi usada para formar uma empresa dedicada exclusivamente ao desenvolvimentos dos jatos CSeries -- projeto que estava atrasado e com dificuldades de financiamento--, em que o governo da província ficou com 49 por cento das ações.

A abertura do painel solicitado pelo Brasil ocorre na mesma semana em que o Departamento de Comércio dos Estados Unidos impôs tarifas compensatórias preliminares contra subsídios nos jatos CSeries, depois que a empresa norte-americana Boeing também abriu uma disputa comercial acusando o Canadá de subsidiar injustamente os jatos da Bombardier.