Temer diz que a "verdade venceu" e o país ficou mais forte
BRASÍLIA (Reuters) - O presidente Michel Temer afirmou nesta quinta-feira, em vídeo gravado para as redes sociais um dia após a derrubada pela Câmara dos Deputados da segunda denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República contra ele, que “a verdade venceu” e o Brasil ficou mais forte depois de as instituições serem testadas.
“O Brasil é sempre maior do que qualquer desafio. E ficou ainda mais forte depois de ter suas instituições testadas de forma dramática nos últimos meses", disse o presidente em sua primeira manifestação depois da votação na Câmara, na noite de quarta-feira, em que a denúncia foi derrotada por 251 votos a 233.
"No fim, a verdade venceu. Prevaleceram as garantias individuais e institucionais da nossa Constituição”, acrescentou Temer, que foi denunciado por organização criminosa e obstrução de Justiça.
Essa foi a segunda vez que a Câmara derrubou uma denúncia apresentada pela PGR contra Temer, após votação contrária à primeira acusação, em agosto, por corrupção passiva.
Além do presidente, a denúncia analisada pelos deputados na quarta-feita também incluía os ministros da Casa Civil, Eliseu Padilha, e da Secretaria-Geral da Presidência, Moreira Franco.
Apesar da vitória, o Planalto evitou grandes comemorações, uma vez que placar abaixo do esperado pelo governo e a demora de deputados da base em marcar presença na votação indicaram que Temer deve encontrar dificuldades para tocar sua agenda.
O presidente usou o vídeo para defender seu governo. Segundo ele, sua maior obra é a retomada do crescimento da economia, e agora é hora de ter "foco no que interessa o nosso povo”, em especial a criação de empregos.
“Os resultados já são visíveis. A economia voltou a crescer depois da maior recessão da nossa história. Essa é a maior obra de meu governo. Com a melhora da economia, estamos reencontrando os empregos, os investimentos estão voltando, o consumo das famílias está crescendo”, afirmou o presidente.
Parafraseando o lema da campanha de 2002 do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva --A esperança venceu o medo--, Temer disse que a “perseverança venceu o medo” e o “trabalho venceu recessão”.
“A normalidade do país nunca foi afetada e agora prossegue ainda mais forte. A verdade dos dados econômicos revela a face real do meu governo”, disse Temer.
(Reportagem de Lisandra Paraguassu)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.