Topo

Temer diz que a "verdade venceu" e o país ficou mais forte

26/10/2017 13h35

BRASÍLIA (Reuters) - O presidente Michel Temer afirmou nesta quinta-feira, em vídeo gravado para as redes sociais um dia após a derrubada pela Câmara dos Deputados da segunda denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República contra ele, que “a verdade venceu” e o Brasil ficou mais forte depois de as instituições serem testadas.

“O Brasil é sempre maior do que qualquer desafio. E ficou ainda mais forte depois de ter suas instituições testadas de forma dramática nos últimos meses", disse o presidente em sua primeira manifestação depois da votação na Câmara, na noite de quarta-feira, em que a denúncia foi derrotada por 251 votos a 233.

"No fim, a verdade venceu. Prevaleceram as garantias individuais e institucionais da nossa Constituição”, acrescentou Temer, que foi denunciado por organização criminosa e obstrução de Justiça.

Essa foi a segunda vez que a Câmara derrubou uma denúncia apresentada pela PGR contra Temer, após votação contrária à primeira acusação, em agosto, por corrupção passiva.

Além do presidente, a denúncia analisada pelos deputados na quarta-feita também incluía os ministros da Casa Civil, Eliseu Padilha, e da Secretaria-Geral da Presidência, Moreira Franco.

Apesar da vitória, o Planalto evitou grandes comemorações, uma vez que placar abaixo do esperado pelo governo e a demora de deputados da base em marcar presença na votação indicaram que Temer deve encontrar dificuldades para tocar sua agenda.

O presidente usou o vídeo para defender seu governo. Segundo ele, sua maior obra é a retomada do crescimento da economia, e agora é hora de ter "foco no que interessa o nosso povo”, em especial a criação de empregos.

“Os resultados já são visíveis. A economia voltou a crescer depois da maior recessão da nossa história. Essa é a maior obra de meu governo. Com a melhora da economia, estamos reencontrando os empregos, os investimentos estão voltando, o consumo das famílias está crescendo”, afirmou o presidente.

Parafraseando o lema da campanha de 2002 do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva --A esperança venceu o medo--, Temer disse que a “perseverança venceu o medo” e o “trabalho venceu recessão”.

“A normalidade do país nunca foi afetada e agora prossegue ainda mais forte. A verdade dos dados econômicos revela a face real do meu governo”, disse Temer.

(Reportagem de Lisandra Paraguassu)