Topo

Trump irá reduzir monumentos nacionais em Utah para impulsionar perfuração e mineração

27/10/2017 20h19

Por Emily Flitter

NOVA YORK (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, irá diminuir o tamanho de dois monumentos nacionais em Utah, disse o senador Orrin Hatch, de Utah, nesta sexta-feira, em uma mudança que irá abrir as áreas para perfuração e mineração, mas que democratas e grupos de direitos ambientais estão prometendo combater.

Os dois locais em Utah, Monumento Nacional Bears Ears e Monumento Nacional Grand Staircase-Escalante, estão entre diversos monumentos que o secretário do Interior dos EUA, Ryan Zinke, recomendou reduzir em tamanho para abrir espaço para mais atividades industriais nas terras que ocupam.

O ex-presidente Barack Obama designou Bears Ears como um monumento nacional durante seus últimos dias no cargo.

“Eu fiquei incrivelmente grato que o presidente ligou nesta manhã para nos avisar que está aprovando a recomendação do secretário Zinke sobre Bears Ears”, disse Hatch em comunicado enviado à Reuters por e-mail.

Trump se encontrou com Zinke no Salão Oval da Casa Branca nesta sexta-feira. A porta-voz da Casa Branca, Sarah Sanders, perguntada se Zinke falou com Trump sobre sua recomendação acerca de Bears Ears no encontro, disse que não quer passar à frente do anúncio do presidente.

“Eu posso dizer que ele (Trump) irá a Utah na primeira parte do começo de dezembro”.

 Ela disse que tanto Trump quanto Zinke falaram com Hatch e outro senador do Estado de Utah, Mike Lee, durante o encontro. Lee também apoiou a diminuição dos locais.

A decisão de reduzir Bears Ears e Grand Staircase-Escalante marca a designação mais simbólica do governo Trump sobre terras até o momento, refletindo sua agenda mais ampla de impulsionar desenvolvimento em terras federais e reverter esforços ambientais e de conservação da era Obama.