Topo

Líder chinês diz que espera desenvolver laços com a Coreia do Norte, diz agência estatal

02/11/2017 12h41

Por Soyoung Kim e Ben Blanchard

SEUL/PEQUIM (Reuters) - O presidente da China, Xi Jinping, respondeu à mensagem de congratulação do líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un, ao Congresso do Partido Comunista chinês dizendo que espera desenvolver os laços entre os dois países, relatou a agência de notícias estatal norte-coreana KCNA nesta quinta-feira.

A comunicação amistosa é relativamente rotineira, mas ocorre no momento em que a China está sendo pressionada pelos Estados Unidos a fazer mais para conter os testes nucleares e de mísseis de Pyongyang, que vêm provocando tensões em todo o mundo.

    A China tem se mostrado cada vez mais frustrada com os testes de armas da nação aliada, que são um desafio a resoluções da Organização das Nações Unidas (ONU), e tem pedido repetidamente que a Coreia do Norte se contenha e exortado todas as partes a falar e agir cuidadosamente.

A mensagem de Xi chega dias antes de o presidente dos EUA, Donald Trump, iniciar sua primeira visita oficial à Ásia, em cuja pauta a Coreia do Norte terá destaque. Também vem na esteira de um acordo inesperado entre Seul e Pequim para superar um disputa de um ano a respeito da instalação de um sistema anti-mísseis norte-americano na Coreia do Sul.

"Espero que, com a nova situação, o lado chinês faça esforços com a RPDC (República Popular Democrática da Coreia, nome oficial do país) para promover relações entre as duas partes e os dois países rumo a uma solidez sustentável e ao desenvolvimento estável, e com isso faça uma contribuição positiva para defender a paz e a estabilidade regionais e a prosperidade comum", escreveu Xi na mensagem de 1o de novembro, de acordo com a KCNA.

         A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Hua Chunying, não deu detalhes da mensagem de Xi para Kim, mas confirmou que foi enviada para expressar agradecimento pelas mensagens de congratulação ao líder norte-coreano.

(Reportagem adicional de Philope Wen, em Pequim)