Topo

Cuba realiza eleições municipais e avança para fim de era Castro

26/11/2017 17h05

Por Marc Frank

HAVANA (Reuters) - Cuba deu mais um passo no domingo na direção do fim da era Castro, com a eleição por parte de milhões de eleitores de delegados para assembleias municipais.

A votação ocorre no dia seguinte ao primeiro aniversário da morte do líder revolucionário Fidel Castro e precede outras eleições no início do próximo ano para deputados provinciais e nacionais.

A nova Assembleia Nacional, em que 50 por cento dos deputados devem ser delegados municipais eleitos neste domingo, deve escolher em 24 de fevereiro um novo presidente para substituir Raúl Castro, com 86 anos e irmão mais novo Fidel. Raúl Castro disse que depois de cumprir dois mandatos de cinco anos deixaria o cargo.

Os irmãos Castro lideraram o governo desde a revolução de 1959.

Raúl Castro permanecerá sendo líder do Partido Comunista até 2021, o único partido legal em Cuba.

Quase 27 mil candidatos disputam 12.515 cargos na eleição de domingo, a única parte do processo eleitoral disputado publicamente e com participação direta de cubanos comuns.

Os resultados serão anunciados na segunda-feira.

Os candidatos para as assembleias provinciais e nacionais são nomeados por comissões compostas por representantes de organizações controladas pelo Partido Comunista, como a federação sindical, e apresentados em lista para votação da população.

O ciclo eleitoral vem em um momento complicado para o país caribenho, uma vez que a geração revolucionária vai ficando para trás, um programa de reforma econômica parece paralisado, a ajuda crucial da Venezuela se reduziu e o governo do presidente dos EUA, Donald Trump, lança ameaças. Apesar desse cenário, os candidatos não discutiram nenhuma dessas questões antes do voto de domingo.