Topo

Havaí irá retomar teste de sirene nuclear da Guerra Fria em meio a ameaça da Coreia do Norte

28/11/2017 10h05

Por Steve Gorman

(Reuters) - O Havaí irá retomar nesta semana testes mensais de suas sirenes de alerta para ataques nucleares da era da Guerra Fria pela primeira vez em cerca de 30 anos, em preparação para um potencial lançamento de míssil da Coreia do Norte, afirmaram autoridades de gestão de emergência.

Toques de sirene soarão por cerca de 60 segundos em mais de 400 locais pelas ilhas do Pacífico central começando às 11h45 de sexta-feira, em um teste que será repetido no primeiro dia útil de cada mês depois disso.

Um anúncio formal e demonstração do sistema estão planejados para esta terça-feira pelo governador David Ige e outras autoridades na sede da Agência de Gestão de Emergência do Havaí.

Testes mensais da sirene de ataque nuclear estão sendo reintroduzidos no Havaí junto com anúncios pedindo para que moradores da ilha se abriguem, permaneçam em abrigos e fiquem atentos se ouvirem o alerta.

"A prontidão de emergência é saber o que esperar e o que fazer em todos os perigos", disse o chefe da Agência de Gestão de Emergência, Vern Miyagi, em mensagem em vídeo publicada online. Miyagi não mencionou a Coreia do Norte especificamente.

Entretanto, as sirenes de ataque nuclear, descontinuadas desde 1980 quando a Guerra Fria chegou ao fim, estão sendo reativadas sob a luz dos recentes testes de mísseis balísticos intercontinentais da Coreia Norte considerados capazes de atingir o Estado, disse à Reuters a porta-voz da agência, Arlina Agbayani, na segunda-feira.