Prefeito alemão conhecido por política imigratória liberal é ferido a facadas
BERLIM (Reuters) - O prefeito conservador de uma cidade pequena do oeste da Alemanha que é conhecido por sua política imigratória liberal foi esfaqueado no pescoço em uma barraca de lanches na noite de segunda-feira e ficou gravemente ferido.
Um homem que testemunhou o ataque na cidade de Altena disse à televisão alemã que um homem, provavelmente alcoolizado, esfaqueou o prefeito no pescoço com uma faca de 30 centímetros enquanto gritava críticas à sua política de asilo.
"As autoridades de segurança acreditam que houve um motivo político para o ataque", disse Armin Laschet, primeiro-ministro do Estado da Renânia do Norte-Vestfália.
O agressor foi preso, e procuradores estaduais de Hagen estão investigando o incidente como uma tentativa de assassinato, noticiou a mídia. Ninguém da Procuradoria estava disponível para comentar de imediato.
O prefeito de 57 anos, Andreas Hollstein, que escreveu um livro sobre sua luta contra a extrema-direita, ficou ferido seriamente, mas foi tratado em um hospital e disse que está em casa com a família.
Sob sua liderança, Altena recebeu mais refugiados do que a cota que lhe cabia.
A chanceler alemã, Angela Merkel, e outros políticos expressaram seu choque com a agressão.
"Estou horrorizada com o ataque a faca contra o prefeito Andreas – e muito aliviada de que ele já possa estar de volta à sua família. Também agradeço aqueles que o ajudaram", disse Merkel no Twitter por meio de seu porta-voz.
O ataque lembra o esfaqueamento de uma candidata à prefeitura de Colônia, Henriette Reker, dois anos atrás durante um ataque anti-refugiados
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.