Estados Unidos se desqualificaram do processo de paz do Oriente Médio, diz presidente palestino
PARIS (Reuters) - Os Estados Unidos se "desqualificaram" do processo de paz do Oriente Médio depois que reconheceram Jerusalém como capital de Israel, disse o presidente palestino, Mahmoud Abbas, nesta sexta-feira.
"Os Estados Unidos não são mais um mediador honesto no processo de paz, nós não aceitaremos nenhum plano apresentado pelos Estados Unidos", disse Abbas, durante coletiva de imprensa conjunta com o presidente francês, Emmanuel Macron, em Paris.
Abbas também condenou uma ameaça feita pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de cortar auxílios financeiros a países que votaram na ONU contra a decisão de Washington de reconhecer Jerusalém como capital israelense.
Na quinta-feira, mais de 120 países desafiaram Trump e votaram a favor de uma resolução da Assembleia Geral da ONU que pede que os Estados Unidos voltem atrás em sua recente decisão sobre Jerusalém.
Macron reiterou nesta sexta-feira que a França permanece comprometida com uma solução de "dois Estados", na qual israelenses e palestinos possam coexistir pacificamente um ao lado do outro.
Macron acrescentou que a França irá reconhecer um Estado palestino "no momento certo" e não sob pressão.
(Reportagem de Marine Pennetier e Sudip Kar-Gupta)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.