Topo

Sindicato alemão IG Metall convoca greve de 24 horas

27/01/2018 11h28

Por Ilona Wissenbach

STUTTGART/FRANKFURT (Reuters) - A liderança do sindicato alemão IG Metall decidiu convocar os trabalhadores para uma greve de 24 horas em toda a Alemanha, após as negociações regionais não chegarem a um acordo, informou o sindicato neste sábado.

De acordo com o sindicato, também se preparam para greves mais longas, caso um acordo não seja fechado rapidamente.

Cerca de 1 milhão de trabalhadores já participaram de pequenas passeatas em todo o país este mês para apoiar as demandas da IG Metall por salários mais altos e o direito a horas de trabalho reduzidas, mas as greves de 24 horas podem representar um sério risco para a produção industrial na maior economia da Europa.

Empregadores em Baden-Wuerttemberg, sede de empresas como a Daimler e Porsche, informaram neste sábado que o sindicato havia feito novas demandas não negociáveis na quinta rodada de conversas.

A IG Metall passou a exigir um aumento salarial de 8 por cento para 3,9 milhões de trabalhadores de metais e engenharia em toda a Alemanha durante 27 meses, afirmou a associação regional de empregadores Suedwestmetall.

O sindicato também pede que os trabalhadores recebam o direito de reduzir as horas semanais para 28 de 35 para cuidar de crianças, idosos ou parentes doentes. As empresas ofereceram um aumento de 6,8 por cento, mas rejeitaram a demanda por jornadas mais curtas, a menos que também possam aumentar as horas de trabalho quando necessário.

"No final, o sindicato nem sequer estava disposto a considerar os custos (dos trabalhadores reduzindo suas horas) na demanda global", disse Stefan Wolf, da Suedwestmetall.