Teste de defesa de mísseis dos EUA fracassa, diz autoridade

WASHINGTON (Reuters) - Os militares dos Estados Unidos realizaram sem êxito um teste para derrubar um míssil falso vindo do Havaí nesta quarta-feira, disse uma autoridade norte-americana, em meio a preocupações elevadas sobre o desenvolvimento da Coreia do Norte de programas nuclear e de mísseis.

A autoridade, falando sob condição de anonimato, disse que um míssil SM-3 Block IIA foi lançado de um local de testes Aegis Ashore no Havaí, mas fracassou em atingir outro míssil lançado de uma aeronave. O míssil, que está sendo desenvolvido pela Raytheon Co, é usado para mirar mísseis de alcance intermediário e está sendo desenvolvido com o Japão.

A Agência de Defesa de Mísseis não comentou sobre o resultado do teste, mas confirmou que um havia sido feito.

“A Agência de Defesa de Mísseis e membros da Marinha dos EUA tripulando o Complexo de Testes de Defesa de Mísseis Aegis Ashore (AAMDTC) realizaram um teste de fogo vivo de voo de mísseis usando um míssil SM-3 Block IIA lançado da Instalação de Alcance de Mísseis do Pacífico, Kauai, Havaí, na manhã desta quarta-feira”, disse Mark Wright, porta-voz da agência. Um teste de interceptação para o míssil em junho também fracassou, mas houve um teste bem sucedido no início de 2017. O ano passado foi marcado por aumento de lançamentos de mísseis da Coreia do Norte, alguns deles sobre território japonês, e o sexto e mais poderoso teste nuclear norte-coreano. Estas ações geraram uma intensificada campanha liderada pelos EUA para reforçar sanções da Organização das Nações Unidas, que Pyongyang chamou de um ato de guerra.

(Reportagem de Idrees Ali)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos