Topo

Teste de defesa de mísseis dos EUA fracassa, diz autoridade

31/01/2018 19h50

WASHINGTON (Reuters) - Os militares dos Estados Unidos realizaram sem êxito um teste para derrubar um míssil falso vindo do Havaí nesta quarta-feira, disse uma autoridade norte-americana, em meio a preocupações elevadas sobre o desenvolvimento da Coreia do Norte de programas nuclear e de mísseis.

A autoridade, falando sob condição de anonimato, disse que um míssil SM-3 Block IIA foi lançado de um local de testes Aegis Ashore no Havaí, mas fracassou em atingir outro míssil lançado de uma aeronave. O míssil, que está sendo desenvolvido pela Raytheon Co, é usado para mirar mísseis de alcance intermediário e está sendo desenvolvido com o Japão.

A Agência de Defesa de Mísseis não comentou sobre o resultado do teste, mas confirmou que um havia sido feito.

“A Agência de Defesa de Mísseis e membros da Marinha dos EUA tripulando o Complexo de Testes de Defesa de Mísseis Aegis Ashore (AAMDTC) realizaram um teste de fogo vivo de voo de mísseis usando um míssil SM-3 Block IIA lançado da Instalação de Alcance de Mísseis do Pacífico, Kauai, Havaí, na manhã desta quarta-feira”, disse Mark Wright, porta-voz da agência. Um teste de interceptação para o míssil em junho também fracassou, mas houve um teste bem sucedido no início de 2017. O ano passado foi marcado por aumento de lançamentos de mísseis da Coreia do Norte, alguns deles sobre território japonês, e o sexto e mais poderoso teste nuclear norte-coreano. Estas ações geraram uma intensificada campanha liderada pelos EUA para reforçar sanções da Organização das Nações Unidas, que Pyongyang chamou de um ato de guerra.

(Reportagem de Idrees Ali)