Turquia alerta que forças da Síria em Afrin sofrerão consequências graves

ANCARA (Reuters) - A Turquia alertou nesta quarta-feira que forças pró-Síria que estão entrando em Afrin, no noroeste sírio, para apoiar uma milícia curda sofrerão "consequências graves" e serão vistas como alvos legítimos.

Um comboio de cerca de 40 a 50 veículos transportando forças do governo sírio tentou entrar em Afrin na terça-feira, mas recuou diante do fogo de artilharia de forças turcas em operação na região, segundo o porta-voz do presidente da Turquia, Tayyip Erdogan.

"Qualquer passo do regime ou outros elementos nesta direção certamente terá consequências sérias", disse o porta-voz Ibrahim Kalin em entrevista coletiva.

O Observatório Sírio dos Direitos Humanos, sediado no Reino Unido, disse que a ofensiva turca continuou de terça para quarta-feira, incluindo o bombardeio da principal cidade de Afrin. Na terça-feira, um comandante da aliança militar pró-Assad disse à Reuters que as forças recuaram diante dos disparos, mas que retomaram seu avanço e se encontram em Afrin.

A Turquia e seus aliados rebeldes sírios lançaram uma operação militar no mês passado para expulsar combatentes da milícia curda YPG de Afrin. Ancara afirma que a YPG é um grupo terrorista e uma extensão do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), que mantém uma insurgência no sudeste turco há três décadas.

"Qualquer passo lá visando apoiar a... organização terrorista YPG significará que eles estão se alinhando diretamente a organizações terroristas, e por isso se tornarão alvos legítimos para nós", alertou Kalin.

O porta-voz disse ainda que a Turquia não está conversando diretamente com o governo da Síria, mas que suas mensagens estão sendo transmitidas indiretamente.

(Por Ece Toksabay e Tuvan Gumrukcu)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Receba por e-mail as principais notícias sem pagar nada.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos