Topo

Trump diz que Coreia do Norte concorda em não testar mísseis

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump - Susan Walsh/AP Photo
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump Imagem: Susan Walsh/AP Photo

Em Washington (EUA)

10/03/2018 17h01

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse neste sábado (10) que a Coreia do Norte concordou em não conduzir mais testes de mísseis antes da reunião proposta pelo seu líder, Kim Jong-un, enquanto tenta reunir apoio internacional para uma potencial cúpula.

"A Coreia do Norte não conduz um teste de míssil desde 28 de novembro de 2017 e prometeu não fazer mais durante as nossas reuniões. Eu acredito que eles vão honrar o compromisso", escreveu Trump no Twitter.

Os comentários de Trump estão alinhados com o que um oficial da Coreia do Sul havia dito na quinta-feira (8) sobre as possíveis conversas. Trump, porém, não mencionou testes nucleares em seu tuíte.  

Ainda não está claro a quais reuniões Trump está se referindo, ou o cronograma exato. Autoridades da Coreia do Sul disseram nesta semana que Trump aceitou um convite de Kim para se encontrarem em maio.

A Casa Branca está sendo criticada por concordar em conversar e respondeu, na sexta-feira (9), alertando que não haveria nenhuma cúpula se Pyongyang não tomasse "ações concretas" sobre o seu programa nuclear.    

kim - Foto: AFP - Foto: AFP
Kim Jong-un
Imagem: Foto: AFP
Trump também foi ao Twitter no sábado (10) para caracterizar os líderes da China como entusiastas do possível diálogo, sem esclarecer o cronograma das conversas ou as pré-condições exigidas.

"O presidente Xi me disse que aprecia que os Estados Unidos estejam trabalhando para resolver o problema diplomaticamente em vez de apelar à ameaçadora alternativa", escreveu Trump no Twitter, em referência ao presidente chinês Xi Jinping. "A China continua ajudando!".

Trump também tuitou neste sábado (10): "Conversei com o primeiro-ministro Abe, do Japão, que está muito empolgado com as conversas com a Coreia do Norte. Também discutimos abrir o Japão para um comércio muito melhor com os Estados Unidos. Atualmente, temos um déficit comercial de US$ 100 bilhões. Não é justo ou sustentável. Tudo vai dar certo", escreveu Trump.

No fim da sexta-feira (9), Trump escreveu que um acordo com a Coreia do Norte estava "muito em andamento e será, se completado, muito bom para o mundo. O momento e o local serão determinados".

As mensagens no Twitter foram publicadas depois de uma entrevista coletiva da secretária de imprensa da Casa Branca, Sarah Sanders, na sexta-feira (9), em que ela disse que Trump não se reuniria com Kim Jong-un sem "ver passos concretos e ações concretas da Coreia do Norte, para que o presidente realmente conseguisse alguma coisa".

Kim convidou Trump para o que seriam discussões sem precedentes entre os líderes das duas nações.