PUBLICIDADE
Topo

Dezenas de crianças da América Central são resgatadas de caminhão sufocante no México

30/03/2018 15h24

CIDADE DO MÉXICO (Reuters) - Mais de 100 imigrantes da América Central, incluindo dezenas de menores, foram encontrados dentro de um caminhão sufocante sem água ou comida no México, a caminho dos Estados Unidos, disseram autoridades nesta sexta-feira.

Os 136 imigrantes, de Honduras, Guatemala, El Salvador e Nicarágua foram resgatados no violento estado de Veracruz, no sudeste mexicano, após 24 horas em temperaturas acima dos 38º C, disse o instituto de migração do México (INM).

Dezenas de milhares de pessoas da América Central, fugindo de violência e pobreza em seus países, tentam passar pelo México para os Estados Unidos todos os anos, geralmente transportadas por traficantes humanos que os submetem a condições perigosas.

Mais de 800 imigrantes da América Central foram encontrados em trailers ou casas no México até agora neste ano, de acordo com um documento do governo visto pela Reuters.

Os migrantes em Veracruz foram descobertos por agentes da polícia federal e de migração que ouviram gritos de socorro saindo do caminhão, abandonado próximo a uma rodovia.

Autoridades disseram ter contado 49 menores no grupo, 13 deles viajando sozinhos e que vão receber ajuda para pedir refúgio no México. Os adultos, como as crianças acompanhadas, serão enviadas de volta a seus países.

(Por Daina Beth Solomon)

((Tradução Redação São Paulo, 55 11 5644 7757)) REUTERS ID

(Reporting by Daina Beth Solomon; Editing by Bill Trott)